Apple já pode testar carro autônomo na Califórnia

0
87
A apple e os veículos autônomos
Apple recebe permissão para testar veículos na Califórnia

Veículos autônomos da Apple já podem circular pela Califórnia

A gigante Apple acaba de receber, segundo veículos de notícias internacionais, uma licença especial para testar carros autônomos na Califórnia. As notícias aumentam as especulações de que a gigante de computadores esteja entrando na concorrência por esse tipo revolucionário de transportes pessoal. Segundo a agência Reuters, a autorização DMV (Department of Motor Vehicles) foi fornecida para três veículos Lexus 2015.

A Empresa de Cupertino recusa-se a comentar o fato e nunca admitiu abertamente que está realizando o desenvolvimento de tecnologia para veículos sem condutores. Ter uma licença válida é um indicador de que ela pode estar escondendo o jogo de seus concorrentes nesse mercado ainda em desenvolvimento.

Um porta-voz da Apple, aparentemente recusou-se a comentar a notícia divulgada sobre a concessão das licenças, segundo o veículo que divulgou a matéria.

Em novembro de 2016, o diretor de integridade de produtos da Apple Steve Kenner deu a seguinte declaração:

“A empresa está apostando fortemente em automação e machine learning e está entusiasmada o potencial dos sistemas autônomos em diversas áreas, incluindo nos transportes”.

Isso leva a crer que a empresa tem efetivamente, ou está na criação, de um departamento específico para esse tipo de desenvolvimento.

A gigante Google também investe nesse mercado promissor

O desenvolvimento de carros autônomos já está em desenvolvimento em diversos fabricantes de veículos. Atualmente, conforme pesquisas do CDNB, o Google parece ter o protótipo mais avançado tecnologicamente, com veículos já tendo percorrido grandes distâncias sem a utilização de um motorista.

Mamãe, sem as mãos. Uma evolução necessária

É importante o desenvolvimento desse tipo de tecnologia para combater não só os acidentes de trânsito, como a própria superlotação das vias terrestres e aéreas. Esse tipo de tecnologia, de veículos autônomos, já está a anos em desenvolvimento, inclusive para ser aplicado na indústria aeronáutica do futuro. Sabe-se que o deslocamento desses tipos de veículos poderá ocorrer tanto com inteligência computacional individual, quanto por tecnologia de enxame. Este último tipo de tecnologia permitirá que os veículos “conversem” entre si para evitar colisões ou para aumentar a eficiência em percursos, podendo, desta forma trafegar muito próximos uns dos outros, diminuindo os efeitos, por exemplo, da resistência do ar. Reduzir a resistência do ar será um fator extremamente importante para aumentar e eficiência energética dos veículos do futuro e sua economia de combustível.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here